Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Superfreak

Superman é doente

 Uns dias atrás eu falei um pouco sobre o Batman, então hoje eu resolvi escrever sobre o Superman. Outro ícone da cultura pop advindo dos quadrinhos. Superman é basicamente um cara que representa o modo de vida norte americano, a verdade, a justiça e a cueca por cima das calças (que foi abolida no reboot que a editora sofreu recentemente).
Alguns escritores, como Grant "cara-lisérgico" Morrison, o vê como um super herói popular, ligado a questões sociais e pronto para ajudar quem quer que seja, baseando-se principalmente no fato de que o personagem fora criado por dois fazendeiros no cu do mundo, onde ele aprendeu humildade e caráter. Outros fazem uma crítica ao modo como ele, tentando esconder sua identidade secreta, debocha dos seres humanos, Clark Kent seria seu modo de representá-los a partir de seu ponto de vista (fracos, medrosos, atrapalhados e incapazes de se virar sem ele - eita, ego dos infernos). Mas isso tudo já foi dito. O que realmente me incomoda é que ele é um alienígena!
A questão dele representar o american way of life é paradoxal se levarmos em conta a política territorial daquele país. Por exemplo, se o mesmo foguete que levava o Superman viesse do México ao invés de Kripton e ao invés de um menino de olhos azuis, levasse um moreninho com a pele cor jambo, ele provavelmente não seria tão bem recebido, ainda mais no Kansas. Mas digamos que os Kent realmente eram boas pessoas, e não dois preconceituosos interioranos, e mesmo assim o adotassem e o criássem como filho, ainda assim tem algo muito depravado nisso tudo.
Pode-se traçar paralelos entre a origem do Superman e a do Tarzan e do Mogli, uma criança acaba perdida em um lugar estranho e é criada fora de seu ambiente natural, mas a comparação para por aí. Tarzan viveu toda a sua infância e juventude na selva criado por macacos, mas só conheceu o amor quando Jane, outra humana, apareceu. A mesma coisa com Mogli com a diferença de que ele foi criado por lobos. O Super, mesmo sendo de uma outra espécie, resolveu se apaixonar por uma humana, e isso é meio doentio. Seria a mesma coisa que o Tarzan namorar uma gorila, ou o Mogli uma loba, é zoofilia. As similaridades físicas entre Clark e Lois Lane com certeza deixaram essa relação aceitável socialmente, mas se pensarmos a fundo e levarmos em consideração a questão genética, é muito bizarro. Grant Morrison até explorou essa questão no gibi All Star Superman, em que Lois e Clark discutem a possibilidade de ter filhos, mas descobrem que geneticamente é impossível, seria como tentar engravidar uma cabrita. Apesar de que no arco "O Reino do Amanhã" a Mulher Maravilha engravida do Super, o que continua sendo bizarro, uma vez que a Mulher Maravilha foi feita de barro e Zeus deu-lhe vida, aparentemente Barro é mais compatível geneticamente com os Kriptonianos que os seres humanos. Ou talvez seja por isso que a Bíblia nos diz que não podemos jogar nossa semente ao chão, não para evitar despedício de esperma, mas porque depois de 9 meses um montinho de areia pode bater na nossa porta para pedir pensão alimentícia (E dizem que não há sabedoria na Bíblia.).
Voltando a vida sexual do Azulão. Apesar dele ser chamado de Último Kriptoniano, ele não é o último, existem outros e outras, mas o Superman parece não se interessar muito pelas mulheres de Kripton (se bem que meia dúzia delas é a prima dele (não é erro de concordância, meia dúzia delas são a mesma pessoa de dimensões diferentes)). Superman guarda consigo uma cidade inteira de Kripton em uma garrafa, a cidade de Kandor, que foi miniaturizada e enviada com ele junto com um cachorro, a prima dele, a prima dele e a prima dele. Mesmo com toda a tecnologia do universo DC levou-se 70 anos até que eles criassem uma forma de reverter a miniaturização, que acabou gerando um novo planeta povoado de Kriptonianas. O Super ligou para isso? Não, ele preferiu a terráquea. É como se o Tarzan conhecesse a Jane e dissesse, "nah, prefiro a gorila!".
Concluindo, se o Batman é um doente que gosta de bater em pobres, o Superman não é muito melhor, a criação dele na fazenda talvez tivesse lhe dado humildade, mas também uma horrível predileção por enfiar o pênis em outro animais. Talvez seja por isso que até hoje a Mimosa (vaquinha dos Kent), olhe para ele com um jeito estranho.

Nenhum comentário: